Colloque : « As plantas do Gharb al-Andalus na botica e na cozinha (séculos X a XIII) », Silves (Portugal), 17 sept. 2016

Colloque international :

« As plantas do Gharb al-Andalus na botica e na cozinha (séculos X a XIII) »

Silves (Portugal): Casa da Cultura (Lg. da República)

17 septembre 2016

entrée libre.

 

Présentation :

O conhecimento da alimentação medieval em Portugal tem-se circunscrito praticamente à Baixa Idade Média, ou por não haver muita documentação relativa aos séculos anteriores; ou porque, existindo, as fontes árabes que versam conhecimentos de culinária, medicina, farmácia, botânica e mesmo regulamentação dos mercados não são acessíveis à maioria dos investigadores.

Há em Portugal falta de informação sobre a alimentação medieval em geral, e em especial na sua componente vegetal. Este Colóquio Internacional visa dar, para a região do Algarve, um primeiro contributo para que esta lacuna comece a ser ultrapassada.

A flora sempre teve uma dupla aplicação, na cozinha e na farmacopeia, e esta foi devedora dos conhecimentos hispano-árabes de medicina e de farmácia. É nossa intenção que a cronologia compreenda o período andalusí até ao período já português.

Procurar-se-á identificar o que existia então, mas também o que sobreviveu na tradição regional, e que tal possa constituir uma renovação da restauração regional, quer recuperando receitas medievais, quer recriando-as à luz da culinária e da gastronomia contemporâneas, sem esquecer as receitas e mezinhas tradicionais.

Programme et affiche : cartaz | programa

15:00 – A Flora Algarvia nas Fontes Árabes, entre os sécs. X e XIII | Prof. Doutor António Rei (IEM-FCSH/NOVA)

15:30 – Tratados de Botánica en Gharb al-Andalus: Fundamentos teóricos y exploración medioambiental | Prof. Doutor Ahmed Tahiri (Universidade Mohammedia e Tetuan)

16:00 – Pausa

16:30 – Da Memória Islâmica na Alimentação do período Cristão Medieval no Algarve | Prof.ª Doutora Luísa Fernanda Guerreiro Martins (CIDEHUS-UÉ)

17:00 – Fitoterapia – Utilização do uso tradicional das plantas no tratamento de doenças | Dr.ª Aurélia Costa (CAEMT)

17:30 – Debate

18:00 – Apresentação da obra: Contributos para a História da Alimentação Algarvia do Concelho de Loulé (1384-1488) da autoria de Luísa Fernanda Guerreiro Martins pela Dra. Natércia Magalhães

Informations :

E-mail: silveslusoarabe@hotmail.com
Tel.: (+351) 966 345 976

 


Mais informações:

 

 


Marianne BRISVILLE

Agrégée d'Histoire, docteure en Histoire à l'Université Lyon 2 et membre du CIHAM, elle travaille sur l'alimentation en Occident islamique (al-Andalus et Maghreb)

Vous aimerez aussi...

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.